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terça-feira, 16 de outubro de 2012

Caracterização da proposta

  O projeto PIC-JR NEEA é parte de um projeto mais amplo denominado Educação Ambiental em espaços formal e não formal que faz parte dos trabalhos do Grupo de Pesquisa e Prática em Educação Ambiental do Ifes – Campus Ibatiba. 

  A Educação Ambiental surge com a preocupação de estabelecer uma "nova aliança" entre a humanidade e a natureza, que não seja sinônimo de autodestruição (Reigota, 1994). Caracterizando-se por incorporar as dimensões: socioeconômica, política, cultural, ecológica e ética, não podendo se basear em pautas rígidas e de aplicação universal. Portanto, deve considerar as condições de cada país, região e comunidade, sob uma perspectiva histórica, conforme Dias (1998). 

  Por essa razão, a importância da Educação Ambiental tem sido consideravelmente reforçada. Muitos esforços têm sido realizados para divulgar conceitos ligados ao ambiente, principalmente aqueles ligados à sua importância para o bem estar do homem e a necessidade de sua preservação. Também pode ser vista como um novo projeto pedagógico que quer construir uma grande mudança de valores e de posturas educativas; tendo como um dos maiores desafios aliar-se à educação dos afetos (sensibilização), que forma pessoas conscientes e sensíveis, a uma educação para a cidadania, que forma sujeitos atentos aos problemas socioambientais capazes de participar nas decisões da sociedade. 

  A criação de espaços informativos e educativos que almejam promover o enraizamento da educação ambiental nos municípios e regiões pretende que as comunidades tenham acesso a informações ambientais, também a atividades e eventos de caráter ecológico e cultural, dentre outras ações e processos educacionais voltados à questão ambiental (MMA, 2004). 

A implantação do projeto NEEA promoverá o desenvolvimento de estudos voltados para a identificação dos grandes entraves da região, nos âmbitos econômico, social e ambiental. Terá como diretrizes a reflexão crítica sobre a questão ambiental, de forma a rever a relação entre homem/natureza, considerando uma reinterpretação global das relações socioeconômicas, políticas e culturais e seus impactos no meio ambiente; a adoção de propostas pedagógicas e metodológicas que efetivam o processo educativo voltado para a promoção da identidade comunidade/meio e para o estímulo às interfaces institucionais e multidisciplinares, numa perspectiva de integração entre saber formal e o saber não formal; a centralização das informações com o objetivo de captar, assessorar, divulgar e consolidar um banco de dados em educação ambiental; a divulgação de informações sobre questões ambientais, através dos meios de comunicação, contribuindo para a formação de uma consciência crítica.

  O município de Ibatiba está situado no Sul do Estado e localiza-se a 171 quilômetros da capital do estado. Sua localização é parte da região do Parque Nacional do Caparaó, conhecido nacionalmente por abrigar o Pico da Bandeira (2891,98 metros), onde a ocupação desordenada e o uso inadequado do meio ambiente são aspectos negativos que se destacam no cotidiano regional, contribuindo com o desmatamento, erosão do solo, assoreamento dos curso d’água e queimadas. Com 21.909 habitantes (IBGE, 2006) e 241 km² de área territorial, sua principal atividade econômica é a agricultura, representada pelo cultivo do café, iniciado no século XIX. A economia municipal relacionada com o cultivo do café absorve mão-de-obra de aproximadamente 6000 pessoas (INCAPER, 2003). Inserido nesta atividade econômica do município está uma relação estreita do uso do solo e das águas da região. O relevo do município é montanhoso, com solos classificados como Latossolo Vermelho Amarelo Distrófico. A vegetação do município é composta por Floresta Ombrófila Densa, Floresta Estacional Semidecidual, vegetação secundária sem palmeiras e pastagem. 

  Frente à dependência dos recursos naturais para produção de suas riquezas, torna-se necessário uma mudança de postura com relação ao uso desses recursos, utilizando-se técnicas que sejam ambientalmente corretas, o que não tem sido feito por falta de orientação e acompanhamento técnico, tarefa esta que poderá ser feita pelo Núcleo de Estudos em Educação Ambiental, através da identificação das demandas, uma vez que a compreensão e adoção de técnicas sustentáveis é trabalho de educação ambiental.

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